This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

- This event has passed.
Censura e liberdade de imprensa: de Bordalo aos nossos dias
3 May, 2021 @ 18:00 - 19:00
Free
Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Museu Bordalo Pinheiro organiza no dia 3 de maio, a partir das 18h00, em parceria com o ICNova (Instituto de Comunicação da NOVA), o debate Censura e liberdade de imprensa. De Bordalo aos nossos dias, que será transmitido via live streaming nas páginas de Facebook do Museu Bordalo Pinheiro, ICNova, EGEAC e Transparência e Integridade.
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro, junta-se a Paulo Jorge Fernandes e Carla Baptista, professores e investigadores da NOVA FCSH, para discutir a censura e a liberdade de imprensa em diferentes contextos históricos e geográficos, desde o século XIX à atualidade, dando especial atenção à imprensa satírica.
O debate é moderado por Dora Santos Silva, professora do departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, juntamente com João Alpuim Botelho.
O evento conta ainda com o apoio da associação cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da Transparency International, organização internacional que luta há mais de 25 anos contra a corrupção e por uma democracia de qualidade.
Programa
“A gente já só pode gesticular”. Bordalo e a liberdade de imprensa
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro
A censura em liberdade: as perseguições à imprensa satírica em regimes liberais
Paulo Jorge Fernandes, professor universitário. e investigador (IHC/NOVA FCSH)
Liberdade de imprensa – cuidado, frágil
Carla Baptista, professora universitária e investigadora (ICNova/NOVA FCSH)